"Câncer de próstata mata um homem a cada 38 minutos no Brasil, alerta Novembro Azul."
- Análise Técnica Bahia
- 31 de out. de 2024
- 1 min de leitura
O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens e representa 28,6% das mortes por neoplasias malignas no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), um homem morre a cada 38 minutos em decorrência da doença. A próstata é uma pequena glândula do sistema reprodutor masculino, responsável pela produção de esperma, e localizada abaixo da bexiga. O problema é que, na fase inicial, o câncer de próstata geralmente não apresenta sintomas, e quando sinais como dores ao urinar, sangue na urina ou dor óssea surgem, cerca de 95% dos tumores já estão em estágio avançado.
Alguns fatores aumentam o risco de desenvolver a doença, como histórico familiar de câncer de próstata, obesidade e ser homem negro, grupo que apresenta maior incidência desse tipo de câncer. A melhor maneira de garantir a cura é o diagnóstico precoce. Homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem, devem procurar um urologista para realizar o exame de toque retal e o teste de PSA, fundamentais para detectar alterações na próstata. A Sociedade Brasileira de Urologia reforça que aproximadamente 20% dos casos são identificados apenas pelo toque retal.

O tratamento varia conforme a agressividade do tumor, o estado de saúde e a expectativa de vida do paciente. Em casos de tumores menos agressivos, pode-se optar pela vigilância ativa, monitorando o desenvolvimento da doença para intervir se necessário. Já para tumores mais agressivos, outras opções terapêuticas podem ser indicadas, como cirurgias ou tratamentos específicos. O importante é que, mesmo sem sintomas, o acompanhamento médico regular é essencial para prevenir e combater o câncer de próstata.







Comentários